
Agora, para exercer a profissão de jornalista, você não precisa mais de diploma, olha que beleza? No mundo de hoje, muitos escrevem em revistas, jornais e sites, as vezes a opinião sobre economia de um economista vale muito mais do que a opinião de um jornalista, a opinião de um músico sobre algo que está acontecendo na música é de mais peso do que a de um jornalista, e foi por causa disso que o diploma de jornalismo não é mais necessário para você exercer a profissão. Acredito eu também, que essa onda de Blogs também terá grande importância no futuro da comunicação, eu por exemplo, costumo ler mais blogs do que ver reportagens na própia TV, e acredite em mim, sou muito mais informado do que muita gente que passa o dia em frente a televisão, a grande questão é que a internet é terra de ninguém, você tem um contato mais próximo dos pensamentos e idéias, pois na televisão, tudo é mastigado de forma que a mídia divulgue polêmicas e matérias que sempre vão haver o lado do mocinho e bandido, como se fosse um filme, a nação precisa disso, porque infelizmente temos um senso de separar as coisas em 'Bom' e 'Ruim'. Bem, voltando ao assunto, esta lei não foi exclusividade do Brasil, ela já foi aplicada em diversos países, na verdade, já era lei praticamente em diversos países, o Brasil aderiu ao time só agora. Bom, foram diversos os fatores que influenciaram para que o diploma não seja mais obrigatório, mas seria isso um aspecto positivo ou negativo para os que desejam cursar Comunicação na faculdade?
Acredito que as empresas continuaram valorizando os diplomas, você nem sabe mas isso de jornalistas sem diploma ja rola a muito tempo, na verdade, essa lei de agora (na minha opinião, lógico), não vai ter influência negativa em quem já possuí um diploma de jornalismo. É completamente diferente você empregar alguém que já tem instruções de como elaborar um texto ou de como se deixar influênciar do que alguém que não tem essas noções consideradas essênciais de acordo com o curso de graduação. Não acho necessário que quem esteja cursando ou quem já possua um diploma se revolte, bom, isso é apenas uma opinião no meio de muitas.

Porém, acredito eu que o curso podia ser um pouco reformulado, após ler alguns relatos de pessoas que já cursaram a faculdade de jornalismo, me deu a entender que o professor manda você ler jornal todos os dias, mas não sabe o poder que tem o 'jornalismo independente' do mundo virtual, como blogs, twitter, youtube entre diversos outros meios de comunicação que viraram a chave para grupos musicais se destacarem independentemente ou então qualquer outro tipo de arte ser divulgada completamente gratuita e com uma proporção que você pode conseguir determinar de acordo com a qualidade do seu trabalho e da dedicação para a divulgação. O bom é que agora as vagas para o curso provávelmente não devem ser tão cheias como antes, acho que quem ganhou acabou sendo quem tem vontade de cursar jornalismo.
ouvindo: Ill Niño - Cleansing
Cayo.
0 comentários:
Postar um comentário