cyborgs



Hoje aconteceu algo comum, que com certeza acontece diariamente com um grande número de cidadãos ao redor do mundo, mas nem todos tem um nível tão drástico de perda como no meu caso, estou falando de quando um computador resolve não ligar, e você não fez o back-up dos seus arquivos.

Com um número alto de gigas de música (perdoe-me, não lembro, mas algo em torno de uns 100 GB), além de textos, letras, batidas que eu fazia no computador, plugins, fotos. Ou seja, minhas memórias acabaram por virar memórias de uma máquina, o que me levou a refletir um pouco sobre a internet e os computadores, que mudaram o hábito de muita gente ao redor da esfera global. Você nunca se perguntou? Até onde vai essa tecnologia? Acabamos por, cada vez mais, ficarmos dependentes desses seres eletrônicos com uma semi-vida, na qual através dele podemos até mesmo nos relacionar com outros seres, se apaixonar, assistir filmes, e até mesmo ter a sua disposição os discos de vinil mais raros e cobiçados, é necessário apenas disposição para procura-los e um pouco de espaço no HD, além de claro, você poder ter os discos dos hits do momento, que muitas vezes chegam a vazam virtualmente antes mesmo do que nas lojas.

Engraçado né? Já parou pra pensar nisso? O quanto de oportunidades e variedades os computadores e a internet tem disponibilizado para você nos últimos anos? Vamos voltar uns onze anos no passado, eu tinha nove anos, o máximo que eu fazia pela internet era baixar emuladores e roms do pokémon versão silver em inglês, e aquilo pra mim era incrívelmente inacreditável! Ter de graça uma fita de game boy que custava em torno de cem reais, era nada mais, nada menos que um sonho se realizando. Acontece que o tempo foi passando, e eu fui crescendo junto com a máquina, e agora, os jogos de pokémon se transformaram em filmes, milhões de discos, programas de edição de som e foto, DVDs de show, roms de vídeo games que eu nunca imaginei baixar pela internet, como o Nintendo 64, e muito mais. Além de nem precisar ligar a televisão para ver vídeos interessantes e estar atualizado com todo o tipo de notícias do mundo, com direito a fonte das grandes empresas de jornalismo, e ainda de brinde, o jornalismo independente de blogs. Eu ainda citei poucas das possibilidades de um computador com acesso a internet, desculpe, mas é que vai ficar complicado de enúmerar todas as possibilidades, esse post viraria uma bíblia. E tudo isso basicamente de graça e adquirido no conforto da minha casa, wow.



Agora, já parou pra pensar? antigamente, você tinha um caderno, que tudo era escrito a mão, e ficava em algum lugar, materialmente falando, da sua casa, mais exatamente dentro do seu quarto, e agora, esse caderno virou um mero arquivo do bloco de notas jogado em seu desktop do seu computador. Já se tocou que você não sai de casa sem celular? É um aparelho eletrônico, que te acompanha vinte e quatro horas por dia! A tecnologia esta mudando o rumo da evolução do homem. As facilidades da máquina, ao mesmo tempo que ajudam, acabam afetando a nossa capacidade de percepção. Estamos virando cyborgs, existem robôs japoneses que estão sendo criados para localizar objetos que você esqueceu onde guardou. Imagine em um futuro, você não vai nem mais precisar lembrar aonde colocou seus pertences, haverá um robô te seguindo e te mostrando aonde você colocou, ou seja, menos uma função para o nosso cérebro, e mais uma função para as máquinas. No mínimo bizarro né?

Agora, vou voltar ao meu cd dos Beatles dentro de um aparelho de som, ao invés de um Mp3 no itunes, enquanto leio uma revista ao invés de um blog! Aliás, deve apenas ser um problema na fonte do computador, em breve voltarei minha vida de robô.

ouvindo: The Beatles - She's Leaving Home

Cayo.

2 comentários:

Cidão Oliveira disse...

nao deu nem sinal de energia? pode ser fonte, haha torça pra ser fonte, alias.

H. disse...

we are the robots. tanana *kraftwerk for life <3*

Postar um comentário