paradoxo



South Park é uma das séries americanas mais populares, no mundo inteiro, o conceito de personagens simples, dublagem tosca e satiras com base na cultura pop, são o principal foco da série. Bom, vocês devem conhecer a série, que também é muito famosa aqui no Brasil. A um tempo atrás tinha baixado aqui no PC um episódio do South Park que eles zuavam o Kanye West! E depois que assisti o episódio, fiquei refletindo, acabei encontrando mais do que um simples episódio cmoposto por um monte de desenhos e figuras cartunizadas de celebridades?

Todos sabem que o West é conhecido por seu super-extra-big-mega-(insiraalgograndeaqui)-ego, já deu diversos ataques na mídia por ter perdido um Grammy para a Amy Winehouse, e já discutiu até mesmo com o Thom Yorke! Mesmo assim, é inegável que o Kanye é indispensável para a música atual, o cara é um marco na história do Hip-Hop e na música. Mas acho que nós estamos muito além do ego né?

Voltando ao tópico South Park, no episódio, Jimmy cria uma piada e o Cartman entra na onda dizendo que foi ele que inventou, quando vê que a piada começa a tomar uma proporção mundial. E é aí que entra Kanye West, que diversas vezes ja foi tachado como gay na cena (vide sua richa com o cinquenta centavos), ele não aceita a piada, e começa a caçar quem começou com isso tudo.



O ponto que eu quero chegar com esse blá blá blá todo, é na imagem, que passou a ser muito mais importante do que música nos últimos tempos. Um exemplo é a Amy Winehouse, mesmo ela sendo uma grande cantora com um talento inegável, ainda assim, as suas crises e problemas com drogas são muito mais marcantes na mídia do que o própio trabaho que a cantora produz. Esses Egos-Super-Alimentados-Pela-Mídia acabam tomando o espaço para a música que existe na televisão brasileira, ou seja, mesmo morando no nosso país, é comum ver as pessoas falando que Latino é ridículo, enquanto ouve basicamente a mesma baboseira que grande parte dessas divas do Pop cantam. Mas é aí que ta! A mídia dita as tendências, ainda assim, essa tendência tem melhorado cada vez mais, visto que o cenário musical sofre hoje em dia com o risco de perder as estrelas únicas no mundo na música pelo desenvolvimento que o mesmo tem tomado nos últimos anos, compare a Lilly Allen, que julgando superficialmente, faz um som Pop, com a Britney Spears, acho o som da Lilly bem melhor, sendo que ela consegue misturar a sua vida pessoal com a música, sem falar nos vídeo-clipes com grandes conceitos. Vai ser difícil, se não impossível, ver um cantor subir no mesmo patamar que os Beatles subiram, ou até mesmo o própio Michael (que deus o tenha, LOL), acontece que antigamente eram poucas as imagens que eram tão infladas pela mídia, hoje em dia, é muita diversidade de pratos, para muitas bocas, o que pra mim, pelo menos, é BEM MELHOR!

Acho que a imagem é sim, importante para um músico, desde que seja Egocentrico como o West, até como gênio incompreendido como o Thom Yorke! Temos uma variedade de personalidades cada vez maior, na qual, pelo menos a meu ver, deixa a música mais valorizada, deixe a imagem acontecer, não se molde como algo, porque o princpial é você ser o que você é, sobrevivendo nesse mundo de influências vindas de fora. E não quero ser Spoileiro (LOL), mas no final do episódio, o Cartman da uma lição de moral no Kanye West, falando sobre ego no maior estilo Clube da Luta, e o West acaba indo nadar com o Gay Fish, com direito a uma versão (com auto-tune e tudo mais) de Heartless, fica a dica pra vocês, seja você, não o que eles querem que tu seja.

ouvindo: Lilly Allen - Not Fair

Cayo.

1 comentários:

CAMILA de Araujo disse...

Hoje em dia tudo é pré fabricado e massificado com o objetivo apenas de vender, não importam os meios, não importa se tem conteudo, o importante é o lucro. Não existirão mais Beatles,Michael Jackson, Eric Clapton, Jimi Hendrix, Janis Joplin,Jim Morrison's da vida...Pq nessa ideologia tudo é passageiro, tudo segue a tendencia do momento ditada pela midia, globo e afins em suas novelas e blablabla...Só restarão as aparencias nesse mundo cada vez mais superficial, enquanto estamos perdendo cada vez mais artisticamente, tanto na musica, quanto em outras areas.

Postar um comentário