eu sou a morsa!

Últimamente ando ouvindo muito o álbum 'The Magical Mystery Tour' dos Beatles, e desde a primeira vez que ouvi, uma música me chamou a atenção, por ter uma músicalidade muito complexa... I Am The Walrus.



John Lennon canta e toca piano elétrico, George Harrison toca guitarra, Paul Mccartney toca baixo e Ringo Star toca a bateria, a música também possuí arranjos de George Martin, uma orquestra participa com oito violinos, seis violoncelos, uma clarinete e três trompetes, e isso tudo acompanhado de barulhos eletrônicos. Para fazer as vozes do coro, foram chamados o conjunto vocal Mike Sammes Singers, que é muito famoso na inglaterra, ele contribuiu com oito vozes masculinas e oito vozes femininas, mas nem é isso que mais chama a atenção na música, e sim a misteriosa letra non-sense que foi escrita por John Lennon.

Após receber a carta de um estudante que estava estudando as composições dos Beatles numa escola, John Lennon pensou em fazer uma música em que ninguém conseguisse interpretar o verdadeiro significado, ele juntou três letras que estava compondo para fazer uma das músicas mais non-sense e trabalhada da história dos Beatles, ele tinha uns versos escritos baseado numa inspiração que teve em uma sirene, se você reparar, a música possuí um ritmo influênciado por um barulho de sirene. Outro verso era uma viagem que teve com LSD depois de ter a idéia de fazer a letra non-sense, no qual ele falava que estava sentado em cima de um Corn Flake (Cereal). E uma letra que ele havia começado falando que ele estava sentado em um jardim observando o sol. Além disso, a letra possuí influência de um sub-conto do livro de Lewis Carroll Through the Looking-Glass (Por de Trás do Espelho). John estava numa fase na qual ouvia muito Bob Dylan, e buscou a idéia que Bob pregava em suas músicas, não deixar transparecer o que ele realmente queria dizer, mais mostrar que há algum sentido por de trás da letra da musica. Dizem também que a frase ' I'm Crying... ', está relacionada com a morte do empresário e amigo Brian Epstain.


A Morsa e o Carpinteiro.

Na gravação da música, John havia sintonizado o rádio em uma estação que transmitia a peça Rei Lear, de Shakespeare. No final da música pode se ouvir um trecho que dá a entender que a letra da música está baseada em morte:

—Take my purse:
if ever thou will thrive, bury my body,
and give the letters which thou find’st about me
to Edmund Earl of Gloster; seek him out
upon the British party. —Oh untimely death.
—I know thee well: a serviceable villain:
as duteous to the vices of my mistress,
as badness would desire.
—What, is he dead?
—Sit you down, father; rest you.

A música foi B-Side do compacto 'Hello Goodbye'. Saiu no álbum Magical Mystery Tour (por sinal, essa música foi que fez os Beatles iniciarem o trabalho nesse álbum). Ganhou também um vídeo (que pela benção da tecnologia posso disponiblizar ele logo abaixo!)



O vídeo mostra os personagens, como os Eggman, os policiais citados na música, e a própia morsa, que era John Fantasiado. As roupas coloridas que os Beatles usam dão um tom psicodélico a música. Uma curiosidade, é observar que um dos homem ovo possuí um bigode igual o de Hitler, John, na verdade queria botar Hitler na capa do Sgt. Pepper's Lonely Heart Club Band, mas o empresário Brian Epstain, o mesmo que morreu nove dias antes da música ser gravada, não permitiu.

Mas afinal de conta, quem é essa maldita morsa?
Outra pergunta que eu não poderei responder, a menos que encarne John Lennon no corpo, mais tarde eu mato uma galinha e tento isso, brincadeira, falando sério agora... 'Walrus' significa Morsa em sueco, e na Suécia, a morsa é simbolo da morte, isso acompanha a teoria de que a morsa seria ou Brian Epstain, ou Paul Mccartney (e aquela velha lenda urbana). Na música Glass Onion, do White Album, John diz em um verso ' The Walrus Is Paul '. Em uma entrevista para a Playboy, ele disse que só adicionou essa linha na música para confundir mais ainda quem ficasse buscando quem era a morsa. Lennon, na música God de seu álbum Plastic Ono Band, diz... 'Now I'm the Walrus, but now i'm John'.
Na minha mente, acho que a hipotése mais convincente é de que a morsa é a morte, mas só de ler o tanto de informação que li pra fazer esse post minha mente já ficou confusa, o que não tem senso as vezes, pode realmente não ter senso! (ok, eu não acredito nisso).

E quem são os Homem ovo?
Eric Burdon, era o vocalista do The Animals, ele, durante suas relações sexuais, gostava de quebrar ovos crus sobre mulheres, e em sua biografia ele diz que Lennon uma vez que estava em sua compahia, brincou com ele, chamando-o de 'Eggman' (Homem Ovo).

Clique aqui pra ler a letra de I Am The Walrus

Clique aqui pra ler a tradução de I Am The Walrus



A música é uma das que eu mais gosto dos Beatles, e essa psicodelia da letra com certeza chamou muito a minha atenção, claro, não posso dizer qual é o verdadeiro significado da música, se vocês quiserem muito saber o significado... invoquem o espírito de John Lennon no jogo do copo e perguntem a ele! Mas acho que a mágica da música é essa... cada um tirar a sua interpretação... Um abraço da morsa!

ouvindo: The Beatles - I Am The Walrus

Walrus.

2 comentários:

CAMILA de Araujo disse...

Ahh, Beatle é a melhor banda do mundo, abriram portas para uma nova revolução cultural que foi a controversa e rica decada de 60.
O que seria do mundo, da arte, da musica, da história...da vida, sem Beatles?

vezzoni disse...

beatles eh o fernando pessoa do mundo da musica...
beatles eh o kubrick do mundo da musica...
beatles eh a cerveja do mundo da musica..

definiçoes banais e aleatórias para uma das melhores e mais geniais bandas que ja existiu... como beatles apenas beethoven, mozart e pink floyd!
nao só representa o mundo sessentista, como mudou todos os padroes da sociedade, todas as tendencias... eh triste pensar que o mundo pos beatles escuta ''akon'' ''briney spears'' ''fresno'' entre outras sub-musicas...

Postar um comentário