pra quem vive no mundo de quem enxerga o mundo como quem não se afundou com o mundo



Se imagine no ano de 2277, depois que uma bomba nuclear explodiu em 2077, você cresceu dentro de um Vault, que são abrigos subterrâneos para humanos não terem contato com a radiação e os seres mutantes que abrigam o enorme deserto que o que era pra ser sua cidade natal se transformou, bem vindo ao mundo de Fallout 3, um dos jogos mais impressionantes e mais bem feitos que eu já joguei. Acredito que seja uma missão bem difícil, conseguir fazer um jogo que consegue ter um conceito tão bem feito junto a sensação de proporcionar uma jogatina fácil e agradável, Fallout 3 não é um jogo simples, é bastante complexo, mas depois que se pega o jeito, fica muito divertido de jogar, eu ultimamente estou passando horas matando seres modificados pela radiação e explorando lugares abandonados.

O jogo tem um início brilhante, você começa nascendo, saindo do útero da sua mãe, você pode escolher se vai ser do sexo masculino ou feminino, cria seu personagem em um "previsor de como você vai ser no futuro", e vê sua criação crescer dentro do "Vault 101", como expliquei acima, o Vault é um abrigo subterrâneo. Vivendo sob o comando de um "ditador", um dia ele acorda e vê que seu pai fugiu do abrigo. Sem escolhas, visto que iriam persegui-lo para buscar informações, ele resolve escapar da Vault também, e é aí que o jogo se ínicia! No começo fiquei meio perdido, demorei um pouco pra me situar na quest principal do jogo, andei um pouco sem rumo, mas até isso foi bem divertido. É legal andar pelo deserto pós apocaliptico que virou Washington D.C. ouvindo música dos anos 50 na rádio, de Billie Holiday a The Ink Spots. A trilha sonora se repete bastante, mas não é enjoativa, da um clima de solidão e melancolia, que bate com perfeição com o ambiente que você joga, você vai se pegar sozinho muitas vezes, pronto para ser atacado por mutantes, animais modificados radioativamente, e humanos que resolveram viver no deserto, acabaram tendo sua sanidade mental influenciada pela radiação. E acredito que isso seja uma metáfora com o mundo real, todos nós vivemos cegos pelo sistema e todas as facilidades que ele nos proporciona, quer dizer, até mesmo a escolaridade é criticada no jogo, depois de você fazer um teste dentro do "Vault", um dos personagens que administra a prova diz "este teste é uma piada". E realmente, quem quiser acordar pra se libertar dessa criação que o nosso "Vault" (leia Sistema) nos oferece, vai estar num deserto pronto para ser atacado por monstros mutantes, é um preço que se paga.



Você vai receber um Pip-boy 3000 logo no ínicio do jogo. Este é o aparelho que controla tudo no seu personagem, desde os itens que você carrega (acredite, há uma infinidade de itens diversificados) até as armas e medicamentos, passando pela sua roupa e equipamento e sua munição, e além disso, ele também serve para medir seus status e controlar as quests do jogo. Ele foi muito bem estruturado, e você é representado em diversas ocasiões, pelo personagem "Pip-Boy", o que eu achei um dos maiores acertos da equipe de design do jogo. O personagem aparece em diversas situações, recendo uma arma de presente de sua avó, que esta pedindo pra você matar algum conhecido, ou então, com uma mão mutante saindo de seu umbigo, entre uma diversidade de situações. Ele aparece nos vários cartazes encontrados no decorrer do jogo, é muito maneiro o contraste que esses cartazes e propagandas tem no mundo do jogo, proporciona um realismo muito divertido de se conviver junto, hoje mesmo, estava em um planetário que existe dentro do jogo, viajando nos cenários universais que estavam aparecendo acima de mim, quando derrepente, dois super mutantes vem me atacar de surpresa! Esses sustos são bem divertido, e dão um clima tenso ao jogo, você sempre tem que ficar atento ao que esta acontecendo ao seu redor.

O realismo de Fallout 3 nos faz pensar, é por isso que o jogo foi tão hypado em 2008. Foi considerado por muitas revistas o melhor jogo do ano, isso revoltou muitos fans que estavam ocupados com o GTA IV, mas isso nem vem ao caso, é besteira ficar comparando os dois jogos. Andar pelo deserto te faz refletir bastante, vivemos em um mundo que as pessoas são cada vez mais sozinhas, cada vez menos confiamos nos seres que vivem e respiram ao nosso redor, porque o mundo nos educa para sermos egoístas. Existe um relacionamento que você mantem com os personagens do jogo, sempre sinto que todos eles são muito desconfiados um dos outros, e o que você faz com um personagem, as vezes afeta o seu Karma de uma maneira que acaba desgastando a sua "moral", exatamente como reparo na minha vivência do dia a dia. É assim que o mundo nos educa, você acaba se vendo as vezes correndo tanto atrás de seus pertences, do seu dinheiro e da sua moral que chega ao ponto de se esquecer de viver, enquanto isso, dentro de você sempre haverá um "porque" sem resposta martalendo sua cabeça. E se a humanidade continuar evoluindo assim, o que provavelmente vai acontecer, algum dia os acontecimentos de Fallout virão a tona na realidade. Hoje as nações tem poderes bélicos que tem proporções inimagináveis, o investimento dos líderes das grandes nações são em grande parte para a evolução de bombas nucleares. Não sei como aprender com o mundo ao meu redor, ao menos, os jogos de vídeo game, os discos em mp3 da internet e os filmes em avi me ensinam alguma coisa.

ouvindo: Deftones - Knife Prty

Cayo.

1 comentários:

Unknown disse...

realmente, o jogo é MUITO bem feito, desde gráficos e engine ao enredo. E o mais legal é que você pode refletir essas coisas. É como se fosse a letra de uma música. Realmente essa interpretação de Fallout 3 como uma metáfora da nossa existência faz todo sentido. Nos resta pensar se essa individualidade exagerada é boa, ruim e o que fazer sobre isso.

Postar um comentário