guia dos escoteiros das redes de relacionamentos



Você sente que esta sendo útil quando escreve seu login e sua senha de sempre todo dia no orkut? Eu pelo menos sinto uma sensação de "você esta sendo inútil" gigante. O orkut tinha tudo pra dar certo, com um sistema que poderia vir a ser bem útil como rede de relacionamento, e especialmente para a troca de idéias em geral, sobre qualquer assunto. Mas com as comunidades começaram a se tornar coisas idiotas, como por exemplo: "Eu entro no msn todo dia" ou "Eu pegaria alguém do meu orkut" ou "Eu beijo Bem", com aquelas fotos escrotas. Nesse mesmo embalo, um dia as comunidades resolveram evoluir, e surgiram aquelas comunidades que as meninas comandantes de fakes criavam, com mensagens que iam desde desilusões amorosas, até frases de motivação. Andando mais um pouco na linha do tempo do orkut, começaram a surgir as comunidades zuadas, essas pelo menos eram divertidas, apesar de que mais uma vez, serviam apenas como símbolo de alguma coisa, ou não.

Algumas poucas comunidades (se comparadas ao número de comunidades fúteis, são poucas) fizeram o uso consciente e útil, que o orkut queria motivar desde o ínicio. Participei de comunidades muito boas, passando de um RPG de Harry Potter virtual que joguei no ano de 2004 mais ou menos (que proporcionou que eu conhecesse alguns amigos virtuais, entre eles o guitarrista da minha banda de hoje em dia), a comunidade oficial do Kanye West, a qual eu também fiz ótimos amigos virtuais e troquei músicas boas, conheci ótimos discos e o melhor, baixei os álbuns antes de todo mundo ter, era muito divertido esperar o disco "novo" do West vazar através do fórum Kanye Live. Não posso esquecer da comunidade de discografias, que já me foi muito útil, antes de ter sido destruída, depois fui obrigado a migrar para o Google, mas até que gostei da migração, porque hoje em dia acho o sistema de busca do Google melhor para achar música do que o orkut. Também não vou esquecer das batalhas de rap que fiz pelas comunidades do orkut também, era bem divertido, e além disso, conheci vários Mc's ao redor do Brasil, que começaram nerdando ali em frente a tela do computador e depois, invadiram os palcos das batalhas de rap no nosso país (eu fui um deles, lol)

É uma pena que vendo a forma como o orkut é utilizado, sinto que desperdiçam um sistema que poderia ser interessante, utilizam como uma ferramenta narcisista e um "causador de impressões". Acho bizarro essas pessoas que se fazem de pseudo-cults pelo Orkut, quer dizer, não vejo necessidade nisso, as poucas comunidades no perfil fazem ela parecer tão pseudo-legal como ela quer ser. Tava comentando com um amigo meu ontem, se você parar pra ler as discuções nas comunidades do orkut, falta inteligência, a maioria das pessoas expressam opiniões sem muito fundamento ou acabam xingando umas as outras por sentirem seu ego afetado, eis que aí temos a destruição por completo do que era pra ser um excelente sistema de relacionamentos e fóruns. Não estou tentando ditar como se deve usar o orkut, cada um usa como bem entender, mas que ele funcionaria melhor assim, funcionaria. Eu já divulguei muito meus trabalhos pelo orkut alheio, coloquei o endereço para download do EP do meu grupo de rap, algumas comunidades eu via algumas opiniões expressadas sem o menor pudor, já li que nós mereciamos ganhar tapas na cara por sermos músicos medíocres (LOL). Esse é o problema da internet, todo mundo se sente a vontade pra falar qualquer tipo de coisa porque está escondido atrás de uma tela. A conclusão sobre o orkut é o seguinte: Quem determina o que vai ser uma rede de relacionamento ou qualquer ferramenta na internet são os usuários que vão aderir a mesma e não os produtores.



Eis que surge o twitter! Uma idéia brilhante de micro-blog! (e o rótulo de rede de relacionamentos é extinto da moda de redes legais virtuais) O contexto do twitter é fantástico, cada um postar apenas 140 caracteres do que esta fazendo, ou do que esta pensando, ou qualquer coisa que caiba dentro desse limite, as combinações de letras são imensas, o que proporciona uma experiência bem interessante se você seguir pessoas que vão escrever e enviar links interessantes pela rede. Enquanto tem gente que usa o twitter pra escrever coisas bobas como "Dormi" "Vou pra aula" e algumas passagens que não acrescentam nada na vida dos leitores. Mas ninguém é obrigado a escrever nada de útil ou que seja julgado pela massa como legal, sejam felizes! Só que só vou seguir o que eu julgar que é de meu interesse, assim como os outros vão fazer e você também vai fazer. Ter seguidores não te faz mais importante que ninguém, algumas pessoas tem essa visão, que só vão seguir pessoas que são tão super legais quanto elas e que acham muito maneiro ser seguido por milhões de pessoas. Enfim, eu não sou ninguém pra julgar o comportamento dos outros, sejam felizes, sigam, sejam seguidos, orkutem, twittem, bloguem, myspacem, dancem, escutem, vivam! \o/

Ouvindo: Deftones - RX Queen

Cayo.

0 comentários:

Postar um comentário